Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Músicas de Ouro (parte 2)

Os Beatles também são especialistas em músicas de ouro: "Help" é um bom exemplo disso e "Hey Jude", "I Want To Hold Your Hand" e "With A Little Help From My Friends" também. "Help" têm todos os elementos de uma música boa e "I Want To Hold" e "With A Little Help" têm letras muito boas.
Os Cranberries fizeram um hit em especial: "Linger". A música foi tema do filme Click com o Adam Sandler e tem uma melodia contagiante. Já o Verve tem a "Bittersweet Symphony". A parte da orquestra foi a melhor sacada que os caras já tiveram, é a melhor parte da música, assim como aconteceu com "Open Your Eyes" do Snow Patrol: no finalzinho da canção, uma parte orquestral (ou orquestrada?) faz o ápice da música.
O ABBA tem douradas também. "Dancing Queen" é uma ótima música, apesar de ser curta. "Knowing Me, Knowing You", idem. Já "The Winner Takes It All" é boa, apesar de o clipe ser ruim. A metade masculina do quarteto sueco precursor do pop, fizeram da Madonna uma artista completa quando cederam o sample de "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)" para a rainha do pop fazer a sua "Hung Up". No mesmo álbum de "Hung", Madonna lançou "Sorry", outra puta música (sem trocadilhos, ok?). No álbum seguinte (o Hard Candy), ao meu ver, veio a sua obra-prima: "4 Minutes To Save The World" (ou apenas "4 Minutes") com o Justin Timberlake e o superprodutor Timbaland.
O Paramore, grupo liderado pela Hayley Williams, tem a ótima "That's What You Get", a paradinha [mas boa] "The Only Exception" e a barulhenta "Brick By Boring Brick". As três são muito boas, cada uma com seu estilo próprio: a bem parada ("The Only"), a média ("That's What") e a bem barulhenta ("Brick By"). Lembrando que "Brick By" tem o elemento parapa para papara, que também pode ser oh oh ou la la, ou ainda yeah yeah. Essas são partes que todo mundo sabe cantar e que, por isso, ficam na cabeça. E são boas partes também, pelo menos em algumas músicas.
A Beyoncé conseguiu o sucesso total com o álbum I Am... Sasha Fierce de 2008. É nesse álbum também que se encontram suas melhores músicas: "Single Ladies (Put A Ring On It)", "Ego", "Broken Hearted Girl" e "Halo", mas "Ego" têm elementos de jazz e de soul que fazem dela a segunda melhor música de Beyoncé. A melhor? "Single Ladies"! Essa música é dançante, passa o recado mesmo sendo bem comercial e o clipe é o melhor da década, sem sombra de dúvidas.
O Coldplay tem duas músicas que são muito boas: "Viva La Vida" e "Trouble". "Viva" tem elementos que me agradam muito, como, por exemplo, o ritmo dela, as batidas, bem sincronizadas... Já "Trouble" tem o elemento piano na abertura: começa só com piano, depois vem a bateria, depois os vocais, muito boa.

domingo, 24 de outubro de 2010

Top 100 Brasil: Setembro

O grupo de pagode Exaltasamba subiu 64 posições e alcançou o topo da parada brasileira da revista Billboard Brasil com "Tá Vendo Aquela Lua". Segue a lista divulgada na 13º edição da revista.

1. "Tá Vendo Aquela Lua" - Exaltasamba
2. "Amo Noite E Dia" - Jorge & Mateus
3. "Tá Se Achando" - Guilherme & Santiago
4. "Fugidinha" - Michel Teló
5. "Sinais" - Luan Santana
6. "Feito Tatuagem" - Eduardo Costa
7. "Alejandro" - Lady Gaga
8. "Não Mais" - Victor & Leo
9. "Madri" - Fernando & Sorocaba
10. "Estrela" - Hugo Pena & Gabriel
11. "Do Lado De Cá" - Chimarruts
12. "Need You Now" - Lady Antebellum
13. "Tema Diferente" - João Bosco & Vinícius
14. "Quem É Você" - Alexandre Pires
15. "Sem Me Controlar" - Marcos & Belutti

As estreias são da dupla João Bosco & Vinícius ("Tema Diferente"), da dupla Marcos & Belutti ("Sem Me Controlar"), da baiana Cláudia Leitte com participação de Belo ("Don Juan"), da dupla Zezé Di Camargo & Luciano ("Tão Linda E Tão Louca"), da dupla Zé Henrique & Gabriel ("Tá Tudo Ok"), do Gusttavo Lima com a aprticipação da dupla Jorge & Mateus ("Inventor Dos Amores"), da dupla Pedro Paulo & Matheus ("Escuta Meu Bem"), da banda de ex-coloridos e agora amantes de auto-tune Cine ("As Cores"), do ídolo teen canadense Justin Bieber com a participação do rapper Usher ("Somebody To Love"), da banda dos anos 80 Capital Inicial ("Vivendo E Aprendendo"), do sambista Zeca Pagodinho ("Poxa"), do grupo Nuwance ["O Poder do Amor (Love By Grace)"], do romântico Ne-yo ("Beautiful Monster"), do Grupo Pura Inocência ("Vamos Conversar"), do grupo Pixote ("Falta De Juízo"), do produtor David Guetta, em parceria com a Fergie, o Chris Willis e o LMFAO ("Getting Over You"), do rapper B.o.B com a vocalista do Paramore Hayley Williams ("Airplanes"), da Katy Perry ("Teenage Dream"), do Grupo Kaluana ("Toma Jeito"), do Maroon 5 ("Misery"), da dupla Maria Cecilia & Rodolfo ("Tchau Tchau"), do sertanejo Daniel ("Do Outro Lado Do Rádio"), outra do ídolo teen Justin Bieber, só que essa com a participação do filho do Will, Jaden Smith ("Never Say Never"), do Grupo Rhaas ("123") e uma do Alessandro Leale ("Eu E Você").

As paradas das capitais e cidades importantes do Brasil não tiveram muitas mudaças:

Recife (PE): "Famo$a (Billionaire)" - Cláudia Leitte part. Travie McCoy
Salvador (BA): "Meu Segredo" - Ivete Sangalo
Belo Horizonte (MG): "Alejandro" - Lady Gaga
Brasília (DF): "Não Mais" - Victor & Leo
Rio de Janeiro (RJ): "Coração Blindado" - Grupo Revelação
Ribeirão Preto (SP): "Feito Tatuagem" - Eduardo Costa
Campinas (SP): "Tá Vendo Aquela Lua" - Exaltasamba
São Paulo (SP): "Need You Now" - Lady Antebellum
Curitiba (PR): "Fugidinha" - Michel Teló
Porto Alegre (RS): "Sinais" - Luan Santana

A edição nº 13 da Billboard Brasil, de outubro, traz Seu Jorge na capa. No recheio, uma reformulação no design. As matérias tão mais curtas, mas não perderam a boa escrita e a diversidade nas informações. A revista também conta com mais de dez páginas a mais: de 100, foi para 116. Ela já começa com referência ao aniversário da revista, que neste mês, completou um ano no Brasil e na seção de comentários agora pode-se encontrar comentários dos leitores sobre os tuítes da redação da revista. A Billboard também traz uma pequena entrevista com Sérgio Reis e outra com Zeca Baleiro, os números da carreira gigantesco do Eminem, a dica de site Whosampled.com, algumas informações sobre o conteúdo das 12 primeiras edições da revista (de outubro de 2009 a setembro de 2010, com capas de Roberto Carlos, AC/DC, Ivete Sangalo, Metallica, Beyoncé, The Who, Black Eyed Peas, Steven Tyler do Aerosmith, Luan Santana, Michael Jackson, Katy Perry e Green Day, respectivamente) e alguns comentários de personalidades da música brasileira como Dinho Ouro Preto do Capital Inicial, Alexandre Pires, Lobão, Zezé e Luciano, Léo Ganem (presidente da Som Livre), Sergio Affonso (presidente da Warner Music Brasil), Alexandre Schiavo (presidente da Sony Music Brasil / Day 1 Entertainment) e Di Ferrero do Nx Zero. A entrevista do mês é com o britânico Phil Collins, e a revista ainda traz uma matéria sobre Dr. Luke, o responsável por hits como "California Gurls" (Katy Perry), "Tik Tok" (Ke$ha), "Girlfriend" (Avril Lavigne), "Dynamite" (Taio Cruz), "Since U Been Gone" (Kelly Clarkson) e "Party In The USA" (Miley Cyrus), uma matéria de 3 páginas sobre a apresentação da Ivete Sangalo no Madison Square Garden, em Nova York, uma matéria de duas páginas sobre Fiuk e o futuro da Hori, uma matéria sobre o mundo da música nos realities shows com destaque para a família Osbourne, uma entrevista com o Skank que merecia ser a entrevista do mês, a matéria principal de oito páginas sobre o Seu Jorge, fenômeno na música e no cinema aqui e lá fora, mais uma matéria de duas páginas, só que essa com a Wanessa (ex-Camargo), o backstage com fotos das gravações dos programas do canal Multishow, pequenas matérias com KT Tunstall, Gogol Bordello, Serj Tankian (líder do System Of A Down), Emily Osment (a melhor amiga de Miley Cyrus no seriado Hannah Montana), Sara Bareilles e Suzanne Vega, os comentários do VMB 2010 (pelo jornalista Braulio Lorentz) e de mais alguns shows que rolaram por aqui e as críticas dos álbuns e DVDs lançados mês passado, sem falar dos comentários sobre os filmes Scott Pilgrim Contra O Mundo, Comer, Rezar, Amar, Os Outros Caras, Machete e Tropa De Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro por Roberto Sadovski. E pra fechar, 9 páginas de paradas e mais duas de backstage.

Fonte: Revista Billboard Brasil. Edição nº 13 - Outubro de 2010. Capa: Seu Jorge.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

XXI (21º) Top 30: Bruno Mars em 1º

Pela segunda vez na história dos Tops 30, uma música faz sua estreia já em 1º lugar: "Just The Way You Are", do Bruno Mars (foto) conseguiu o lugar mais alto da parada. No 14º Top 30 (de março deste ano), "We Are The World 25 For Haiti" estreou já na 1ª colocação, ficou por lá apenas por uma edição, será que a canção de Bruno Mars terá o mesmo fim? É esperar pra ver. A lista desse mês também bateu recordes de estreias: 15! E "Waking Up In Vegas", da Katy Perry também bateu recorde: 16 meses consecutivos na parada. A lissta desse mês foi feita dia 04, na segunda-feira depois das eleições presidenciais.

1. "Just The Way You Are" - Bruno Mars [estreia]
2. "Bittersweet Symphony" - The Verve [↑]
3. "Waka Waka (This Time For Africa)" - Shakira feat. FreshlyGround [↓]
4. "Hallelujah" - Alexandra Burke [↑]
5. "Nothin' On You" - B.o.B feat. Bruno Mars [↑]
6. "Push Me To The Floor" - The Parlotones [estreia]
7. "Airplanes" - B.o.B feat. Hayley Williams [↑]
8. "Slipping Through My Fingers" - Meryl Streep & Amanda Seyfried [↓]
9. "Do Re Mi (Antwerp Flash Mob Version)" - Julie Andrews [↓]
10. "Waking Up In Vegas" - Katy Perry [↓]
11. "Billionaire" - Travie McCoy feat. Bruno Mars [↓]
12. "Getting Over You" - David Guetta feat. Fergie, Chris Willis & LMFAO [estreia]
13. "Hey, Soul Sister" - Train [↑]
14. "The Only Exception" - Paramore [↓]
15. "Teenage Dream" - Katy Perry [↑]
16. "Airplanes, Part II" - B.o.B feat. Eminem & Hayley Williams [estreia]
17. "Fireflies" - Owl City [↓]
18. "Rock And Roll Lullaby" - Pato Fu [estreia]
19. "Misery" - Maroon 5 [estreia]
20. "Angel" - Katherine Jenkins [estreia]
21. "Love The Way You Lie" - Eminem feat. Rihanna [estreia]
22. "If It's Love" - Train [estreia]
23. "Rapte-Me, Camaleoa" - Maria Gadú [estreia]
24. "My Girl" - Pato Fu [estreia]
25. "Magic" - B.o.B feat. Rivers Cuomo [estreia]
26. "Two Is Better Than One" - Boys Like Girls feat. Taylor Swift [estreia]
27. "We No Speak Americano" - Yolanda Be Cool & DCUP [estreia]
28. "Impossible" - Shontelle [estreia]
29. "Wavin' Flag" - K'naan [↓]
30. "California Gurls" - Katy Perry feat. Snoop Dogg [↓]

Curiosidades

- Essa lista tem um total de 15 estreias.
- "Just The Way You Are", do Bruno Mars é a segunda música a estrear já em 1º lugar. No 14º Top 30, de março deste ano, "We Are The World 25 For Haiti", interpretada por vários artistas, foi a primeira a alcançar o lugar mais alto do meu pódio mensal. Ela não teve uma campanha tão ruim, apareceu na lista pela última vez em setembro, quando ocupou a décima nona colocação. No Top 100 deste ano, aparece, por enquanto, em 6º lugar com 161 pontos somados nas 7 edições em que apareceu na lista.
- Esse Top 30 ainda marcou a saída de outras músicas... "Linger", dos Cranberries, por exemplo, saiu da parada, assim como "Bad Romance", "Alejandro" e "Paparazzi" (Lady Gaga), "Please Don't Leave Me" (Pink), "I Say A Little Prayer For You" (My Best Friend's Wedding Cast), "Gypsy", "Did It Again" e "Give It Up To Me" (Shakira), "Trouble" (Coldplay) e "Vai Tomar No Cu" (Cris Nicolotti), entre outras.
- "Trouble", do Coldplay estreou na lista em julho, saiu em agosto, voltou em setembro e agora saiu de novo. Será que volta?
- "Waking Up In Vegas", da Katy Perry tá liderando o Top 100 de 2010 com 244 pontos. Em segundo vem "The Only Exception" (Paramore) com 210 pontos e em terceiro lugar vem "Linger" (The Cranberries) com 188 pontos. Lembrando que "Waking Up" nunca alcançou o pódio de um Top 30, ou seja, nunca alcançou o primeiro, ou o segundo, ou o terceiro lugar. A mais alta posição da música foi em 4º lugar.
- A música da Katy Perry também lidera o Top 100 geral, ou seja, a soma de pontos das 21 edições da parada. "Waking Up In Vegas" aparece com 368 pontos, seguida de "The Sweet Escape" (Gwen Stefani feat. Akon) com 248 pontos e "Paparazzi" (Lady Gaga) com 247 pontos.
- "Rapte-Me, Camaleoa" (Maria Gadú) faz parte da trilha da novela Ti Ti Ti.
- As músicas "My Girl" (regravação dos Temptations) e "Rock And Roll Lullaby" (regravação do BJ Thomas) do Pato Fu, fazem parte do CD Música De Brinquedo, onde Fernanda Takai e sua trupe cantam com a ajuda de instrumentos infantis.
- "Push Me To The Floor" (The Parlotones) faz parte da trilha da novela Passione e "Angel" (Katherine Jenkins) fez parte da trilha da novela Escrito Nas Estrelas.
- Quatro músicas do rapper B.o.B na lista: "Airplanes" (com a Hayley Williams), "Airplanes, Part II" (com o Eminem e a Hayley), "Nothin' On You" (com o Bruno Mars) e "Magic" (com o Rivers Cuomo, vocalista do Weezer). O Bruno Mars aparece três vezes: com "Just The Way You Are", "Nothin' On You" (parceria com o B.o.B) e "Billionaire" (parceria com o Travie McCoy).

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Túnel do Tempo: 1983

Há 27 anos a Bonnie Tyler tava fazendo o maior sucesso com o clássico "Total Eclipse Of The Heart", (♪ And I need you now, tonight. And I need you more than ever... ♫). O clipe, que é presente em todos os DVDs de coletâneas de flash back, não tava disponível para incorporação em sites, então, tá ae uma apresentação ao vivo da Bonnie, em um programa, em 2008.



Nessa mesma data, 07 de outubro, outras músicas tavam fazendo sucesso nos mais diversos anos:
1961: "Hit The Road Jack" - Ray Charles
1964: "Oh, Pretty Woman" - Roy Orbinson
1965: "Yesterday" - The Beatles
1968: "Hey Jude" - The Beatles
1969: "Sugar, Sugar" - The Archies
1972: "Ben" - Michael Jackson
1979: "Don't Stop 'Till You Get Enough" - Michael Jackson
1981: "Endless Love" - Diana Ross & Lionel Richie
1984: "I Just Called To Say I Love You" - Stevie Wonder
1996: "Macarena (Bayside Boy Mix)" - Los Del Rio
2004: "Goodies" - Ciara feat. Petey Pablo
2006: "SexyBack" - Justin Timberlake
2007: "Crack That (Soulja Boy)" - Soulja Boy Tell' Em
2009: "I Gotta Feeling" - Black Eyed Peas

Errei: Na postagem "Comentários e Curiosidades: Top 100 HB - 2009" de 27 de dezembro de 2009, escrevi que uma versão de "Total Eclipse" tinha sido creditada como sendo do grupo sueco ABBA, mas que não tinha certeza que a música era mesmo interpretada pela metade feminina do quarteto. Eu estava mesmo errado, descobri que a versão em questão é da britânica Nicki French... é uma versão dance de 1995 que chegou ao 1º lugar aqui e em 2º nos Estados Unidos.