Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Regravações - pt. 3 (escritas por outros)

Ah, as regravações. Caetano Veloso (foto) tem uma lista extensa de gravações e composições dele regravadas por outros artistas: "Soy Loco Por Ti, América" foi gravada por Ivete Sangalo. "Baby" e "Divino Maravilhoso" são composições de Caetano que ficaram eternizadas na voz de Gal Costa. Em 1970, de Londres, Caetano enviou músicas para Gal (o hit "London, London") e Roberto Carlos ("Como Dois E Dois"), entre outros. Em maio de 1977, o baiano lança "Tigresa", que se tornaria hit com Gal, e "Um Índio", que mais tarde seria regravada por Zé Ramalho. Além dessas, várias outras canções foram também regravadas: "London, London" pelo grupo RPM, além de Gal Costa, "Totalmente Demais" pela funkeira Perla, "Vaca Profana" por Gal (ela, de novo) e "Eu Sou Neguinha?" pela Vanessa da Mata. Caetano, por sua vez, também gravou músicas escritas por outros artistas: Roberto e Erasmo Carlos lhe cederam "Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos" e "Fera Ferida" e Carlinhos Brown cedeu "Meia-Lua Inteira", estes e o clássico "Sozinho", composição de Peninha.
Deixando de lado o irmão de Bethânia, falaremos da "rainha do rock brasileiro" Rita Lee. A cantora é fã do mais famoso quarteto da história da música... ela gravou um CD inteiro só com regravações em português e inglês para músicas dos Beatles: Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar tem canções como "Pra Você Eu Digo Sim" e sua versão original "If I Fell", "Minha Vida" e a original "In My Life" e ainda "I Want To Hold Your Hand", "She Loves You", "Michelle" e "Lucy In The Sky With Diamonds", entre outras.
Ano passado, o romântico Fábio Jr. fez a regravação de "Anjo", canção do sexteto Roupa Nova. O Roupa Nova, por sua vez, regravou a doce "Margarida" de Gutemberg Guarabyra e a famosa "Dona", que também é de Guarabyra em parceria com Sá. Ivete Sangalo regravou o hit "Fullgás" de Marina Lima. No álbum Seda Pura, Simone cata a faixa-título, que foi composta por Frejat e Cazuza. Ney Matogrosso regravou "Folia No Matagal" do cômico Eduardo Dusek (ou Dussek, com dois "s"). "Palavras Ao Vento", da Cássia Eller, é na verdade uma composição de Moraes Moreira e Marisa Monte. O sertanejo Daniel regravou "Os Amantes"de Luiz Ayrão e fez mais sucesso com ela do que Luiz, além da recente "Menino Da Porteira", clássico do sertanejo eternizado na voz de Sérgio Reis e cantado por Daniel na refilmagem do filme que leva o mesmo nome. Adriana Calcanhotto regravou "Marina", de Gil e "Por Isso Eu Corro Demais" de Roberto Carlos, além de "Fico Assim Sem Você", composição dela, mas que foi gravada primeiro pela dupla formada pelo falecido Claudinho e pelo agora MC, Buchecha.

Comentários e Curiosidades

Das músicas citadas no texto, gosto da letra de "Baby" (Gal Costa). Gosto de "London, London" (Caetano) e da letra de "Um Índio" (Zé Ramalho). Também de "Eu Sou Neguinha?" (Vanessa da Mata) e do hit jurássico "Sozinho" (Caetano/Peninha). Da Rita Lee gosto de "Pra Você Eu Digo Sim", "If I Feel", "Minha Vida", "In My Life", "I Want To Hold Your Hand", "Michelle" e "Lucy In The Sky With Diamonds". Também gosto de "Margarida" (Roupa Nova) e "Fico Assim Sem Você" (Adriana Calcanhotto).

* Recapitulando: "Baby", "Divino Maravilhoso", "London, London" e "Vaca Profana" são composições de Caetano Veloso regravadas por Gal Costa.
* Temas de Novelas: "Soy Loco Por Ti, America" (Ivete Sangalo, em América), "Totalmente Demais" (Perla, em Cobras & Lagartos), "Eu Sou Neguinha?" (Vanessa da Mata, em A Lua Me Disse), "Anjo" (Fábio Jr., em Sete Pecados), "Margarida" (Roupa Nova, em Alma Gêmea), "Dona" (Roupa Nova, em Roque Santeiro), "Palavras Ao Vento" (Cássia Eller, em Da Cor Do Pecado), "Os Amantes" (Daniel, em América).
* Antes da versão de Rita Lee para "If I Fell", o Roupa Nova e a Angélica já tinham cantado uma versão dessa música: "Quis Fazer Você Feliz". O casal Cidia & Dan gravaram a versão de Rita Lee e entraram na novela Como Uma Onda com a música. Eles participaram do programa Fama, apresentado por Angélica na Rede Globo há uns 5 anos.
* "Malandragem", o maior sucesso da Cássia Eller foi escrita por Cazuza para Ângela Rô Rô (ou RôRô, tudo junto), mas ela não quis a canção. Depois da morte de Cazuza, em 1990, Frejat conheceu Cássia e lhe passou a canção. Tempos depois, Ângela viria a gravar a música também.

Tá ae o clipe de "Pra Você Eu Digo Sim", versão da Rita Lee para "If I Fell" dos Beatles.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente. Faça o Tudo É Música cada vez melhor.